terça-feira, 1 de junho de 2010

numero de homicidios registrado em alagoas no primeiro trimestre de 2010



Polícia

Primeiro trimestre de 2010 termina com mais de 400 homicídios em Alagoas

Foram 410 assassinatos registrados nos primeiros três meses deste ano, contra 497 em igual período de 2009
Estatísticas da Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds), junto aos demais órgãos responsáveis, mostram tendências de estabilidade ou de queda nos índices de homicídios durante os três primeiros meses de 2010. Número é semelhante ao mesmo período do ano passado (2009), quando foram registradas 497 mortes, enquanto que este ano foram aproximadamente 450 assassinatos.
O número de homicídios no primeiro trimestre de 2010 foi praticamente o mesmo em relação ao mesmo período de 2009 no Estado. Nos primeiros três meses deste ano, janeiro foi o mês mais violento com 194 assassinatos, enquanto que no ano passado foram 168 no mesmo período.
Segundo dados da Seds, a maioria dos homicídios está relacionada com a criminalidade, sendo o tráfico de drogas o fator principal para tanta violência, atingindo grande parte das vítimas, adolescentes entre 15 a 25 anos. As estatísticas mostram também que dos últimos dois anos, 2009 foi considerado o ano mais ‘tranqüilo’, apesar de os números apresentados ainda serem altos.
Como a maior parte dos crimes violentos envolve o uso de algum tipo de arma, as estatísticas sobre homicídios dolosos (em que se tem a intenção de matar) não somente podem munir informações sobre os índices de mortes violentas, bem como podem servir como informação sobre os índices de violência armada.
Mesmo mantendo o índice de homicídios visivelmente estáveis, Alagoas continua sendo um dos Estados mais violentos do Brasil, sendo que a maior concentração continua sendo a capital alagoana, apresentando uma média de 55% do total de ocorrências. Alagoas também tem, duas de suas cidades entre as dez mais violentas do país; Maceió (3°) e Arapiraca (9º). Segundo especialistas, no interior do Estado há a possibilidade de aglomerar um maior índice de violência, uma vez que há muitas áreas com pouca presença da segurança pública.
De acordo com dados do Mapa da Violência (2010), nos últimos dez anos 1997-2007, Alagoas saiu da 11ª para o 1ª posição, apresentando uma taxa de 59,6 homicídios por 100 mil habitantes; já a capital alcançou a taxa de 97,4, e Arapiraca com 96,7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário